Como Chegar

Projeto de Acessibilidade de calçadas na região do Anhangabaú é apresentado ao Instituto Luiz Braille

A equipe do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano (UGPUMA) promoveu, na tarde desta segunda-feira (18), reunião com o Instituto Luiz Braille para apresentar o projeto de acessibilidade enviado ao “Programa Calçadas Acessíveis” do Estado de São Paulo, que contempla as calçadas em frente ao Instituto, com o objetivo de angariar recursos para implantação. A equipe técnica apresentou a planta do trajeto e fez algumas indicações táteis para que os participantes da reunião pudessem compreender melhor as explicações.  

A diretora de Projetos Urbanos, Paula Siqueira, explicou que o projeto visa à qualificação e acessibilidade do percurso que compreende o trecho do Terminal Central até o Lar Nossa Senhora das Graças, incluindo o Instituto Luiz Braille e Bolão. “O projeto foi desenvolvido com o objetivo de oferecer acessibilidade, conforto e segurança aos pedestres. Consideramos a demanda, de anos, apresentada pelo Instituto Braille e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e, hoje, apresentamos a vocês assim como e pedimos ajuda para conversar e sensibilizar os moradores e proprietários dos imóveis do entorno, local que receberá as primeiras intervenções”.

O planejamento é que as primeiras intervenções sejam iniciadas ainda este ano com a utilização do recurso previsto da emenda parlamentar do Programa Calçadas Acessíveis. “Serão necessárias adequações nas calçadas por conta do nivelamento para oportunizar o acesso a todos. Colocamos nossa equipe à disposição para, juntos, montarmos uma agenda de visitas técnicas para apresentar o projeto aos moradores”, afirmou Paula. 

O presidente do Instituto Luiz Braille, José Carlos de Lima, falou sobre a iniciativa. “Estamos muito felizes, pois essa é uma antiga reivindicação que vai trazer mais segurança e conforto aos assistidos da instituição. Iremos fazer esse trabalho em parceria para o andamento do projeto”, afirmou. 

Participaram ainda do encontro membros do Conselho da Pessoa com Deficiência, do Conselho do Instituto Luiz Braille, da Assessora de Políticas Governamentais do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Paula Bianchi, da estagiária Bárbara Meneses, também do Departamento de Projetos Urbanos e do assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.

Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/18/projeto-de-acessibilidade-de-calcadas-na-regiao-do-anhangabau-e-apresentado-ao-instituto-luiz-braille/