Como Chegar

Nos 80 anos do Luiz Braille, live discute inclusão e acessibilidade

Dentro das ações de comemoração dos 80 anos do Instituto Jundiaiense Luiz Braille, ocorreu na tarde desta sexta-feira (17) uma transmissão ao vivo com o tema “Deveres e direitos: inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade humana”. O evento contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e foi apresentado pelo presidente da Organização de Cegos do Brasil, Beto Pereira.

“O Instituto Luiz Braille não é importante só para Jundiaí, mas para todo o Estado. Na nossa cidade, o Luiz Braille faz parte de uma rede de atendimento e presta à nossa sociedade um trabalho fundamental”, declarou Luiz Fernando. “Para nós, da Prefeitura, é uma felicidade poder manter um convênio com o instituto.”

Ao mês, a Prefeitura de Jundiaí repassa ao Luiz Braille R$ 550 mil, o que permite a realização de 5,1 mil consultas médicas, 12 mil atendimentos oftalmológicos e 850 atendimentos a pessoas que fazem tratamento de glaucoma. Para o ano que vem, está previsto o aumento de 10% no tratamento ao paciente de glaucoma, como o próprio prefeito adiantou em sua fala.

Outras ações no aniversário
Neste sábado (18), será realizado o “Braille no Centro”, na praça Governador Pedro de Toledo. Das 9h às 14h, haverá testes de acuidade visual e orientação, vivência de orientação e mobilidade, exposição de fotos e distribuição de balões.

Já na segunda-feira, data em que o instituto celebra os 80 anos, o Braille recebe a bênção do bispo Dom Vicente Costa, às 9h. Na sequência, haverá um café da manhã especial aos funcionários e homenagens.

jundiai.sp.gov.br