Como Chegar

80 anos de Braille

O Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, referência em Oftalmologia e Reabilitação em Jundiaí e região, chega aos 80 anos em dezembro. E essa história, marcada por um trabalho que mudou e ainda impacta a vida de milhares de pessoas, será celebrada com diversos eventos, entre os quais uma exposição, uma live e uma ação social no Centro.

“É uma trajetória de muito trabalho e dedicação. Por isso, esta programação vem para celebrar a data e agradecer a todos os colaboradores, profissionais da área médica, pacientes, Prefeitura de Jundiaí, gestões passadas e pessoas importantes que construíram essa história conosco”, destaca o presidente do Braille, dr. José Carlos Lima.

As comemorações terão início nas redes sociais do Braille, que ganharão postagens especiais sobre os 80 anos, contando fatos e histórias de pessoas ao longo desses anos. No dia 13, o Instituto inaugura a exposição “Braille 80 anos”, na própria sede da instituição, a partir das 10 horas. O evento contará com audiodescrição e patrocínio da Astra.

No dia 17, haverá uma caminhada na pista do Bolão, a partir das 8 horas, aberta ao público. A iniciativa terá a participação de assistidos do Braille. Também no dia 17, às 15 horas, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o presidente da Organização de Cegos do Brasil, Beto Pereira, farão uma live, com o tema “Deveres e direitos: inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade humana”. A live será transmitida ao vivo no canal do Youtube do Instituto Luiz Braille.

No dia 18, será realizado o “Braille no Centro”, na Praça Governador Pedro de Toledo. Das 9 às 14 horas, haverá testes de acuidade visual e orientação, vivência de orientação e mobilidade, exposição de fotos e distribuição de balões.

Documentário
No dia 20 de dezembro, data exata em que o Instituto celebra os 80 anos, o Braille recebe a bênção do bispo Dom Vicente Costa, às 9 horas. Na sequência, haverá um café da manhã especial aos funcionários e homenagens.

Neste dia, para encerrar a programação, o Braille ganha mais um presente: o lançamento do documentário sobre a história do Instituto, produzido voluntariamente pela TV Cena, às 20 horas, no hotel Ibis. O conteúdo ficará disponível nas redes sociais e no Youtube do Braille.

O aniversário do Instituto Luiz Braille tem apoio da Prefeitura de Jundiaí, Astra, TV Cena e Associação Unimed Mulher. A entidade está localizada na avenida Dr. Sebastião Mendes Silva, 539, bairro Anhangabaú.

Link do Jornal de Jundiaí