Como Chegar

Abril Marrom

O Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão alerta sobre a importância do diagnóstico precoce como forma de evitar a perda irreversível da visão. O tema é pauta da campanha Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira, que atinge, segundo dados do IBGE, mais de seis milhões de brasileiros.

De acordo com o diretor técnico do Braille, Everton Gondim, a instituição diariamente atua na prevenção de casos de cegueira, identificando e tratando precocemente casos de glaucoma, retinopatia diabética e catarata, doenças que podem evoluir para a cegueira. Ele aponta que os cuidados devem começar desde muito cedo, com especial atenção direcionada para as crianças de até seis anos de idade.

“Até os seis anos, o córtex cerebral visual das crianças ainda está em desenvolvimento e, por isso, deve-se corrigir qualquer problema visual antes que completem sete anos. Com isso, é possível evitar que haja sequelas na visão para o resto da vida”, afirma. Sinais como olho torto e hábito de coçar muito os olhos devem ser motivo de atenção.

 
Os pais ou responsáveis devem levar a criança ao oftalmologista. Em casa, podem fazer um simples teste de acuidade visual: tampar um dos olhos e ver se o outro enxerga com clareza, e vice-versa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. O primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos um bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.

Em Jundiaí, o Braille promove, via SUS, consultas oftalmológicas gratuitas. Também é referência em reabilitação de pessoas com deficiência visual no Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4523-6510 ou 4521-6933, ou pelo site.

Explicando a data – Segundo o site retinabrasil.org.br, o Abril Marrom surgiu em 2016 a partir da iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra. Ele era médico doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Abujamra foi responsável por avanços na saúde ocular brasileira. Ele foi o idealizador do Abril Marrom.

O mês de abril foi escolhido por ser neste mês comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8. A data é marcada pelo nascimento de José Álvares de Azevedo, em 1834. Azevedo era professor e foi responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. A cor marrom foi a escolhida para a campanha, por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.