Slideshow

Reabilitação

 

Oftalmologia

O Setor de Pedagogia atua nos seguintes segmentos:

Intervenção pré-escolar: as atividades ofertadas na educação infantil priorizam a estimulação das áreas sensório–motoras, sócio–emocional, desenvolvimento da linguagem e psicomotor. As atividades são propostas através de objetos sonoros e táteis para exploração e reconhecimento de estímulos auditivos, táteis e sinestésicos.

Alfabetização Braille: o ensino da metodologia Braille visa à alfabetização, o conhecimento da técnica de leitura e escrita, manejo da reglete e máquina Braille e a utilização do conhecimento através dos exercícios de leitura e escrita.

Soroban: desenvolver o raciocínio lógico–matemático através de cálculos matemáticos efetuados no instrumento. Além da aprendizagem da utilização do instrumento de cálculo fazem-se os registros em Braille dos resultados numéricos.

Informática: o acesso à informática para alunos cegos e com baixa visão é realizado através do uso de recursos oferecidos por softwares especialmente preparados. Esses softwares suprem a deficiência visual através de recursos sonoros, oferecendo um retorno sonoro das informações mostradas no vídeo.

Apoio escolar: objetivo principal é o de auxiliar os assistidos que frequentam a sala regular de ensino com suas dificuldades escolares; bem como dar-lhes o incentivo à escolarização.

Inclusão Escolar: visa fornecer técnicas e estratégias adequadas para um aproveitamento escolar satisfatório. Este trabalho é realizado através de visitas regulares às unidades de ensino, orientando profissionais e observando o aluno em seu ambiente escolar.

Adaptação e preparação de materiais: dar-lhes a oportunidade de realizarem seus estudos de forma mais autônoma possível e consequentemente um melhor desempenho escolar, inclusive com a transcrição e ampliação de materiais.